Ao invés de apontar uma única definição, prefiro dizer que Feng Shui é uma mistura de ciência, técnica, filosofia e arte decorrente da milenar sabedoria chinesa.

 

Com uma observação profunda do curso perfeito da natureza, os chineses desenvolveram o Feng Shui, (significa Vento e Água) que tem uma conexão com esta perfeição.

 

Esse estudo nos permite entrar em sintonia com a dinâmica natural de ciclos e ritmos, pois os chineses compreenderam que a natureza era incessantemente mutante, mas cíclica. O homem e a natureza obedecem às mesmas leis. 

 

A partir desse conceito, nossas casas entram em equilíbrio com as forças do Universo e se tornam nossas aliadas. Em consequência, nossas vidas entram em ressonância com essa Energia Vital, e passamos a SER mais felizes, mais prósperos, mais cientes da nossa própria força e nossos próprios ciclos.

 

O poder da natureza em nossas vidas nos fortalece em qualquer aspecto.

 

 Essa conexão é um alinhamento entre o eu e o todo. É assim que funciona o Feng Shui: a pessoa (microcosmo) pode se conectar com essa perfeição divina do Universo (macrocosmo), através dos seus conceitos sagrados, e constatar os benefícios desse alinhamento no nosso viver, trazendo bem-estar, saúde física, mental, financeira, emocional e espiritual.

 

O ambiente em que vivemos e trabalhamos é uma extensão de quem somos e dos nossos comportamentos. Portanto a casa “conta” quais são as nossas dificuldades e a partir de quais questões podemos trabalhar as mudanças ambientais e pessoais.

 

Nesse processo trabalha-se com o CHI, que é o sopro divino, a Força Vital, a energia que habita os nossos interiores: pessoa e casa.

 

Pode-se dividir o CHI em 5 elementos (ÁGUA, TERRA, FOGO, METAL, MADEIRA), que são como estados de espírito. Esses possuem poderes, propriedades e essências que caracterizam toda a matéria. Eles podem associar-se a cores, estações, orientações, órgãos do corpo e assim por diante.

 

O CHI também se manifesta através das polaridades  YIN e YANG, que são duas forças primordiais, opostas, mas complementares. Juntas formam todos os aspectos da vida e da matéria. Quando unidas, elas são a harmonia, o TAO.

 

Este é um processo e um princípio que liga o homem ao Universo, inserindo este numa equação de equilíbrio entre o YIN e o YANG. Uma tradução grosseira seria “caminho”. O TAO reflete o caminho natural e o caminho do homem dentro dele.

 

O Feng Shui amplifica o CHI (energia vital) das pessoas e resgata esses conhecimentos sagrados através do espaço em que vivem.

O primeiro passo para a prática do Feng Shui é fazer uma leitura energética do ambiente, através de uma ferramenta muito importante chamada Baguá, e tendo como referência principal, a porta de entrada.

 

A palavra Baguá tem a seguinte definição: “ba” quer dizer oito e “guá” quer dizer lados. Essa ferramenta é uma espécie de mandala octogonal, que quando colocada sobre a planta baixa do imóvel,  permite à consultora rastrear o fluxo energético deste, analisando os seguintes setores da vida:

Ao Feng Shui pode-se agregar outras técnicas, o que torna o trabalho mais rico, podendo cercar as questões a serem curadas de várias maneiras. As técnicas que utilizo são:

  • ESCOLA DE FENG SHUI DO CHAPÉU PRETO: Técnica que confere a harmonia na construção. Trabalha-se com as Nove Curas Básicas, com o estudo das polaridades Yin e Yang e dos cinco elementos potencializando as características de cada setor da vida.

 

  • ESCOLA DA FORMA - OS 5 ANIMAIS SAGRADOS: São posicionados na casa, com intuito de protegê-la, os seguintes animais: Fênix, Tartaruga, Tigre Branco, Dragão, Serpente.

 

  • ANÁLISE METAFÍSICA DOS PROBLEMAS DA CASA: Investigação de sintomas e problemas da moradia. Trata não só o efeito, mas a causa do problema através de um diagnóstico. É feito um paralelo entre os problemas da casa e a saúde física e emocional de algum morador. Uma interligação dos moradores com o espaço, pois as “Energias se atraem por semelhanças”. Por exemplo: Os sistemas de água e esgoto da casa relacionam-se com os sistemas de fluidos das pessoas (sangue-linfa). Um entupimento na casa pode significar problemas de bloqueios nos líquidos das pessoas e metafisicamente mostra um comportamento controlador, de pessoas que não sabem delegar, perfeccionistas, teimosas e que não fluem e nem deixam a vida fluir naturalmente. Fisicamente haveria perigos de infarto, derrames, problemas cardíacos ou cerebrais em algum morador desse ambiente que apresenta tal disfunção.

 

  • CROMOTERAPIA NOS AMBIENTES: Através das vibrações energéticas que as cores transmitem, é possível ativar os “guás” (setores) dos espaços. As cores resignificam os 5 movimentos (elementos) e equilibram o Yin e Yang. Lembrando que toda energia é colorida.

 

  • RADIESTESIA: É definida como uma ciência que utiliza a sensibilidade às radiações. Pode-se dizer ainda que radiestesia é um método para obtenção de informações do subconsciente através da ativação inconsciente de um instrumento radiestésico, como o pêndulo, aurameter e outros. Inclusive, os primeiros registros de seu uso foram através das forquilhas, para encontrar água nos subsolos. O objeto da pesquisa irá atuar como um emissor, o cérebro como um receptor e o instrumento radiestésico como um amplificador. Através da radiestesia, é possível fazer diagnósticos das energias dos espaços, principalmente das energias telúricas (energias perversas do solo e que podem causar câncer em pessoas que ficam muito tempo em cima desses pontos da casa). Em relação às pessoas, usa-se para medir chakras, avaliar as cores da aura, e outros.

 

  • RADIÔNICA: Esta técnica cura o que a Radiestesia mostra. Radiônica quer dizer: Radios (radiação, energia) e Iônica (íons, átomos). Através dos gráficos dessa técnica, as energias de desarmonia são invertidas. Ou seja, trabalha sempre com a energia oposta ao problema.

 

  • LIMPEZA ENERGÉTICA DA CASA: Esta é ótima para melhorar o astral dos locais em que você vive ou trabalha e deve ser feita a cada seis meses. Já ouviram a expressão “As paredes têm ouvidos”? No Feng Shui esse dito popular se faz verdadeiro. As energias “grudam” nas paredes. Acontece que discussões e outros problemas geram desequilíbrios ou ionizações. Como somos seres formados de átomos, a nossa carga se desequilibra, ou seja, os prótons (+) e os elétrons (-) também se desequilibram. Esses íons (-) escapam de nós numa discussão, formando uma nuvem iônica e “grudando” nas paredes, móveis e impregnando os espaços. As casas guardam registros, se não forem limpas energeticamente. A Radiônica é a técnica mais usada para realizar esse tipo de limpeza.  

 

  • FENG SHUI DA PERSONALIDADE (Escola das Nove Estrelas):

É uma variação oriental daquilo que no Ocidente chamamos de Astrologia.


Existem também ligações paralelas e transversas com o Feng Shui, a arte chinesa de morar bem.


Após compreender a técnica, você estará mais propenso a aceitar que cada pessoa possui um potencial de perfeição que só ela pode alcançar e que também só ela pode usar essa potencialidade para si e no meio em que vive. É preciso saber que tipo de flor você é, em que tipo de jardim você floresce, quais cuidados necessita, que tipo de localização e condições de tempo lhe são favoráveis para que se torne uma flor maravilhosa. Lembrando que um jardim bonito é um local com muitas flores, cores diversas, tipos diferentes, mas complementares, criando um contraste harmônico. 


Essa técnica realiza um estudo das energias das pessoas, se você é uma pessoa mais yang ou mais yin. Quais elementos compõem a sua personalidade, quais faltam. 


Nos relacionamentos, explica como a energia entre duas pessoas se interage, trazendo uma compreensão maior sobre as personalidades e a qualidade de cada relacionamento.Um exemplo simplificado:

 

  • Uma pessoa que tem o Elemento Madeira em sua personalidade, se relacionará muito bem com outra que tem o Elemento Fogo, pois a madeira alimenta o fogo (Ciclo de Geração);
  • mas uma pessoa que tem o Elemento Fogo terá um relacionamento de conflito com alguém que tenha o Elemento Metal, pois o fogo derrete o metal. (Ciclo da Destruição).

Existem soluções para amenizar os conflitos.


Nos exemplos anterioriores, para enfraquecer o conflito, trabalha-se com o Elemento Terra (Ciclo da Mitigação), pois a terra gera o metal.


Ótima técnica usada nas atividades profissionais para saber a melhor pessoa a ser contratada, quem se dá melhor com quem, para saber a aptidão de cada ser. Na área familiar é maravilhosa, pois traz uma compreensão da essência de cada membro, evitando desgastes nas relações.

Por essa leitura é feito um diagnóstico, juntamente com um questionário, sobre todos esses setores e descobre-se dessas áreas quais estão bloqueadas ou fluindo. A partir daí, o Feng Shui é capaz de ampliar as potencialidades de cada ser humano em todos os setores de sua vida e proporcionar o maior fluxo possível de energia positiva para cada ambiente.  Em seguida, partimos para as curas.

 

As soluções do Feng Shui são denominadas de CURAS. Estas precisam acontecer externamente (ambientes), assim como internamente em cada indivíduo. Surge então a inspiração para o nome CURA DE INTERIORES.

Equilibrando pessoas e seus espaços.

 

Quando nossos ambientes são saudáveis, a energia que nos cerca também é. Com isso, é possível abrir os nossos campos energéticos, nos proporcionando estabilidade e segurança para que possamos lidar com mais equilíbrio os conflitos da vida, diminuindo e até eliminando os obstáculos das seguintes áreas: Profissionais; Financeiros; Afetivos; Espirituais; Saúde; Entre outros.